Dicas para reeducação alimentar

Veja como a reeducação alimentar é a melhor forma de perder peso

Para algumas pessoas a busca pelo peso ideal tem a ver com padrões estéticos. Mas isso não é verdade, tem a ver com um corpo mais saudável, prevenção de doenças e qualidade de vida.

Se alimentar de maneira errada pode trazer efeitos nocivos. Não estamos falando de gordura acumulada, vai além disso. Por esse motivo você precisa conhecer mais sobre reeducação alimentar, seus benefícios e problemas caso você não mude seus hábitos.

Esperamos que esse artigo possa te ajudar a ter mais consciência sobre como se alimentar melhor pode trazer muitos benefícios para sua saúde.

O que é reeducação alimentar?

Quando falamos de reeducação alimentar, diz respeito ao que você precisa fazer todos os dias com um objetivo de ter mudanças relevantes na alimentação. Estamos falando de mudança de hábitos no horário e escolha correta do cardápio.

Com essas estratégias além de emagrecer, você estará prevenindo várias doenças como diabetes, hipertensão e também cuidando da saúde física e mental.

Você não pode pensar que a reeducação alimentar é uma inimiga, ou que você está de castigo. Mas pense que essa reeducação alimentar é uma aliada para sua saúde ficar em dia, que vai te garantir uma vida mais saudável, disposição física e tranquilidade. 

Como começar esse processo de reeducação alimentar

Sim, é possível mudar a dieta sem que isso cause grande impacto na sua rotina. Para iniciar esse processo você deverá pensar nos alimentos que consome, deixar alimentos nocivos para sua saúde, colocar regras e horários para cada refeição. Não adianta se alimentar corretamente mas nos horários errados. Não adianta começar de forma radical por uma semana, e parar com tudo, melhor que seja um passo de cada vez, melhorias contínuas todo dia.

Você precisa fazer tudo conforme sua capacidade de adaptação, respeite suas limitações. Uma coisa importante a lembrar, evite dietas que são muito restritivas, não são dietas saudáveis, e normalmente não gera o resultado esperado e pode prejudicar ainda mais sua situação. Fique longe de promessas mirabolantes, existem formas seguras para você começar a cuidar da sua alimentação. Confira alguns hábitos que você pode aderir e que vão fazer toda diferença no seu dia a dia.

O horário tranquilo

Na hora da sua refeição, você precisa focar nesse momento, então esqueça redes sociais, televisão, algum outro trabalho que esteja fazendo ao mesmo tempo que se alimenta.

Além disso, você precisa comer devagar, a função da mastigação é que a digestão seja feita mais rápido e de forma saudável. Ao triturar os alimentos você garante o aumento da sensação de saciedade com menor quantidade de comida, ou seja você estará comendo menos e se alimentando melhor. Ao se alimentar rápido o estômago demora para processar a informação de saciedade, com isso você come além do que precisa.

Evitar alimentação processada

A fabricação desses alimentos processados inclui muito sódio, açúcares e gordura trans. Outro ponto são os ingredientes para realçar o sabor de cada alimento, são corantes, aromatizantes, conservantes e são prejudiciais à saúde. A maioria desses alimentos são pobres em nutrientes e possuem grande potencial inflamatório. Ou seja, eles podem causar muitas doenças crônicas, por exemplo diabetes, obesidade, hipertensão e tantas outras doenças.

Reeducação alimentar boa e barata, é possível?

Hoje em dia existem variedades de pratos saudáveis que cabem no seu orçamento. E ainda melhor, não precisa ser um chefe de cozinha para preparar, são extremamente simples.

Escolha pratos da semana e providencie os ingredientes antecipadamente. Caso esteja iniciando esse caminho da reeducação alimentar, não escolha pratos complicados ou que precise de muito tempo para preparar, se não você vai desistir rápido. Escolha pratos simples e fáceis de encontrar os ingredientes.

Procure receitas com pouca gordura, pouco sal e pouco açúcar. Outra dica é escolher pratos que da para fazer várias combinações dos mesmos ingredientes. 

Beba muita água

Todos nós sabemos da importância de tomar água, se hidratar, mas nem todo mundo faz isso todos os dias. O ideal é beber 2 litros de água todos os dias. Mas não adianta beber 2 litros de água pela manhã e passar o resto do dia sem beber água.

Ambientes tranquilos

Sempre que possível faça suas refeições em ambiente arejado e limpo. Leve em conta a temperatura. Evite se distrair com televisão, séries, celular e outras coisas que possam atrapalhar você. Quando você está distraído, a tendência é comer mais rápido. Outra coisa que pode acontecer é que seu organismo pode te dar sinais que está satisfeito e você não dar atenção, e consequentemente comer mais do que precisa.

Planejamento

Reeducação alimentar também é manter o controle em que se pode comer. Por esse motivo você precisa escolher sempre aquilo que atende suas necessidades. Ao preparar suas refeições você precisa decidir na hora de comprar os ingredientes. Faça uma lista e compre apenas aquilo que você colocar na lista. Nunca vá ao mercado com fome, isso pode atrapalhar suas compras.

Reeducação alimentar para perder peso

Caso seu objetivo seja perder peso, você está no caminho certo para começar a se alimentar corretamente. Comece uma dieta e vá em frente, não fique mudando a cada hora de estratégia, caso contrário não vai alcançar seus objetivos. A reeducação alimentar bem feita permite que você coma de tudo, claro que sem exageros, eqsses alimentos devem ser ingeridos na medida certa.

Outro coisa importante, não faça grandes intervalos entre uma refeição e outra. Caso você tenha esse hábito corrija imediatamente, isso pode aumentar os níveis de glicose no seu sangue e você vai sentir mais fome. Distribua as refeições durante o dia.

Hábitos saudáveis além da alimentação

A reeducação alimentar anda ao lado de uma vida mais saudável. Então você precisa fazer exercícios, ter noites tranquilas de sono e momentos de lazer.

O ideal é frequentar uma academia e fazer musculação todos os dias. Caso você ainda não esteja acostumado com academia, faça pelo menos caminhadas diárias, andar de bicicleta entre outros exercícios.

Você é sua melhor companhia, aproveite cada momento, seja para assistir um filme, ir ao parque, ou apenas tirar o dia para não fazer nada, e se alimentando da forma correta você vai ver como sua vida vai mudar.