Esticar o corpo de manhã oferece diversos benefícios para o resto do dia. Veja agora os melhores alongamentos para fazer na cama. Saiba tudo.
Benefícios de fazer alongamento
Fazer alongamentos após os treinos é ótimo para relaxar a musculatura e evitar dores no decorrer do dia a dia. Contudo, os benefícios dos alongamentos não param por aí, de acordo com uma pesquisa da Mayo Clinic, nos Estados Unidos, realizar alongamentos melhora a flexibilidade. Como resultado, melhora a amplitude dos movimentos e ajuda na performance nas atividades físicas.
Além disso, os alongamentos ajudam a diminuir os riscos de lesões, aumenta o fluxo sanguíneo e permite que os músculos trabalhem de forma mais eficaz.
Motivos para se alongar pela manhã
Você precisa preparar o seu corpo antes de começar o dia, aquecer as articulações é importante tanto para as pessoas que fazem muito esforço físico durante o dia, tanto para as que precisam ficar muito tempo parado na mesma posição dentro de um escritório.
Além disso, o nível hormonal está totalmente revigorado pelas manhas por conta da manutenção realizada pelo organismo durante o sono, ao contrario do final do dia, pois o musculo está mais tenso por conta do cortisol.
Top 5 melhores alongamentos para fazer na cama
A baixo estão listados os 5 melhores alongamentos para fazer antes de sair da cama, é recomendado que você se mantenha nessas posições de 30 a 40 segundos antes de passar para a posição seguinte.
1- Torção de coluna
Para fazer este alongamento você precisa manter as costas na cama e dobrar os joelhos para que as plantas dos pés encostem na cama. Em seguida, abra os braços em forma de cruz e deixe a palma das mãos encostadas na cama. Por fim, deite as duas pernas juntas para um lado e troque-as quando passar o tempo determinado.
No entanto, para fazer esse alongamento é preciso manter a postura, os ombros precisam ficar encostados na cama.
2- Extensão total do corpo
Este alongamento foi carinhosamente apelidado de “espreguiçada”. Portanto, ainda deitado de costas, estique os pés e os braços o máximo que conseguir.
3- Extensão de perna para o alto
Neste exercício você também precisa manter os braços em posição de cruz, após isso, estique as duas pernas e traga uma delas o mais alto que conseguir, mas sem dobrar o joelho. Após segurar uma perna no alto pelo tempo indicado, repita o mesmo movimento com a outra.
4- Abraçar os joelhos
Para este alongamento você precisa de deitar de costas na cama, trazer os joelhos na altura do peito e abraça-los. Vale lembrar que você precisa puxar o suficiente para sentir o alongamento da lombar e dos posteriores de coxas.
5- Relaxamento dos músculos posteriores
Por fim, ajoelhe-se sobre seus calcanhares, deixe seu tronco cair para frente, mantendo as mãos para trás e deixe sua testa encostar na cama.
Leia também:
Conheça 7 aplicativos que irão te auxiliar na meditação