Hoje vamos falar como fazer uma dieta low carb baixa em carboidratos sem gastar muito dinheiro com carnes.
A dieta low carb é uma dieta econômica onde você vai ver a mágica de perder peso comendo o que quiser, bastando apenas ir reduzindo as calorias.
Vamos falar mais sobre essas dicas de como tornar a nossa dieta low carb mais barata, porque eu falo isso? Que o termo em si “low carb” já quer dizer dieta de baixa caloria.
Comer mais queijo, bife com ovo, frango, peixe ou porco é pensar apenas nas proteínas, e se esquece que a dieta low carb é muito mais do que isso. A dieta low carb não é uma dieta de alta em proteína.
Então vamos lá! Se você não sabe o que é low carb e chegou aqui de paraquedas ou está interessado, mas não sabe muito bem como funciona, essa dieta é basicamente restringir os carboidratos o máximo possível.
Existem diferentes tipos de dietas low-carb, as que vamos tratar aqui serão a dieta cetogênica o que é a mais restritiva delas, e a low-carb tradicional.
O grande apelo da dieta low carb é ser uma dieta mais hormonal, porque ela não precisa de uma contagem de calorias, bastando apenas a restrição as fontes de carboidratos para não dar picos de insulina no nosso corpo. Com isso essa dieta atrai muitas pessoas que gostam de comer mais livremente.
Algumas restrições comuns
Para realizar uma boa dieta é indispensável restringir as fontes de carboidrato, eliminar o máximo possível as quantidades dos carboidratos presentes nestes alimentos:
· Pão
· Macarrão
· Arroz
Todos os tubérculos como:
· Batata
· Aipim
· Batata doce
· Tapioca
· Quinoa
Mesmo estes alimentos sendo saudáveis, você deve praticamente restringir todos eles em sua alimentação, para que assim os níveis de insulina se tornem o mais baixo possível.
A diminuição destes alimentos colabora diretamente com a restrição hormonal de acúmulo de gordura pelo excesso dos carboidratos presentes.
A dieta low carb deve ter sua manutenção no dia a dia, pois na correria de trabalho, casa, academia e afins sabemos o quanto é difícil se manter de pé com uma dieta nutricional tão baixa.
Essa dieta pode ser devida em valores de carne, frango, peixes e ovos. O que na verdade podem ser substituídos por alimentos de baixa caloria e livres de gordura.
Macro Alimentos
No momento em que você inicia sua dieta low carb, devemos examinar os grupos de macro nutrientes, onde estão os principais carboidratos, proteínas e gorduras.
Ao retirar os carboidratos você terá que aumentar um dos dois grupos restantes, isso significa uma ingestão a mais de vegetais com pouca caloria de fibra e proteínas mais leves como peito de peru e seus derivativos.
A maioria dois vegetais que crescem acima do solo podem ser consumidos à vontade, como exemplo citamos aqui os brócolis, alfaces, couve-flor, abobrinha, berinjela e para variar um pouco também se pode consumir abóbora.
Na parte dos macros alimentos gordurosos podemos acrescentar o azeite, o que é uma opção de gordura super saudável, outros olhos como os de nozes, flamengo hoje, amendoim, castanhas proporcionam baixíssima quantidade de carboidrato, o que torna estes alimentos favoráveis a dieta.
A Chia e a linhaça também são fontes nutritivas muito interessantes para serem consumidas junto as refeições. Outras fontes com baixas calorias e com boas taxas de gordura são os morangos e também os abacates, frutas encontradas com muita facilidade.
Melhores Fontes de fibras
Uma ótima fonte de fibras é o coco, podendo ser ingerido sem restrições e que traz em seu consumo uma saciedade muito boa, sem falar que é um alimento muito barato.
Derivados do leite como iogurtes e queijos também são uma excelente opção de alimentos saudáveis dentro da sua dieta low carb.
Os derivados do leite são uma excelente opção de substituição de proteínas como as carnes.
Quando o assunto são as proteínas, dar prioridade ao frango e aos pescados costumam ser as melhores e mais baratas opções, em comparação com a carne vermelha.
Se for dar prioridade ao frango escolha partes como peito de frango, coxas e sobrecoxas sempre retirando as peles.
Mas caso opte por peixes, escolha as opções mais ricas em ômega 3 como o salmão e as sardinhas, sendo esta última é uma excelente opção de custo benefício.
Ômega 3 um grande aliado
Os alimentos ricos em ômega 3 tem uma gordura mais saudável, que são as gorduras monoinsaturadas, que são extremamente benéficas ao nosso organismo.
Deve-se atentar para se afastar da maioria dos alimentos enlatados e ou embutidos, como por exemplo as salsichas, o que são alimentos com baixíssimo valor nutricional e cheias de corantes, nitratos e conservantes.
Você pode substituir as salsichas por linguiça de frango, que vai trazer um valor nutricional muito maior e com mais valor nutritivo.
A sua dieta low carb deve ter o mínimo possível de alimentos industrializados, processados e embutidos.
A substituição de bebidas gaseificadas também vai colaborar muito com a sua dieta, trocar o refrigerante ou a cerveja por sucos de frutas vai trazer benefícios incríveis para sua dieta low carb.