Todo sabem os benefícios do óleo de coco para o corpo e cabelos, mas ele vai muito além disso. Veja agora os 10 benefícios do óleo de coco.
O óleo de coco extra-virgem é rico em gorduras saudáveis, ácidos graxos e tem efeitos terapêuticos comprovados. Ele é rico em vitamina A, D, E e K, ou seja, ele aumenta a gordura boa no corpo e ajuda a controlar o colesterol.
O óleo de coco é ótimo para o emagrecimento e ajuda na disposição. Isso acontece porque ele é facilmente absorvido pelo organismo, o que facilita no processo de transformação de energia.
Os ácidos graxos presentes no óleo de coco, faz com que ele tenha propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas, além de ser um ter ações antivirais e antifúngicas.
Antes de mais nada, o óleo de coco não é indicado para todos os tipos de pessoas. Aquelas que tem uma dieta restrita no consumo de como óleos ou gorduras, devem evitar.
Além disso, pessoas que tenha alguma restrição de saúde como trânsito intestinal acelerado, esteatose hepática, infartos, dislipidêmicos, alergia ou intolerância a coco, também não é recomendada a ingestão do produto. Pessoas com alguma dessas comorbidades, devem procurar a instrução de um profissional da saúde para que utilizar dos benefícios do óleo de coco.
Agora, se você não tiver nenhuma destas restrições o consumo está liberado. Vale lembrar que o consumo precisa ser consciente, não é recomendável a ingestão de mais de 30 ml por dia.
Para os iniciantes é bom começar tomando apenas uma colher de sobremesa e ir aumentando aos poucos de acordo com as necessidades so seu corpo.
Veja agora os 10 benefícios do óleo de coco:
1 – O Óleo de Coco Ajuda a Perder Peso
Você sabia que o óleo de coco ajuda a queimar gorduras?
O óleo de coco não possui gorduras saturadas de cadeia longa, que estão presentes em muitos outros alimentos ricos em gordura. A gordura presente no óleo de coco é TCM, ou seja, triglicerídeos de cadeia media.
Comparados com a mesma quantidade de calorias provenientes das gorduras de cadeia mais longa, os TCM aumentam o gasto energético.
Segundo estudos da universidade de Gebra, afirma-se que que ao consumir diariamente de 15 a 30 gramas de TCM produz um gasto energético que equivale a 5%. Isto significa, que a ingestão do óleo pode trazer perda de peso a longo prazo.
2 – Hidratação Dos Cabelos
O óleo de coco é muito bom para a prevenção e regeneração de cabelos danificados, ou seja, ele é um ótimo condicionador natural. Isto ocorre por conta de suas características hidrofóbicas, que não deixa, a água ou as partículas do ar penetrarem nos fios, e além disso possui efetividade em reprodução de perda proteica. Como resultado isto traz um cabelo mais saudável e brilhoso.
Muitas fabricas de cosméticos utilizam óleo de coco em suas formulas devido a seus grandes benefícios aos cabelos. Porém, o feito não é tão bom quanto utilizar o óleo de coco puro, pois os condicionadores e cosméticos utilizam o óleo diluído, e misturados com outras substâncias.
3- Ajuda a Controlar o Colesterol
Você sabia que as gorduras saturadas do óleo de coco aumentam o bom colesterol (HDL), além disso, ele transforma o mau colesterol (LDL) em um subtipo benigno.
Estudos afirma que o óleo de coco desempenha uma ação antioxidante e melhora a coagulação sanguínea. O óleo de coco também melhora nos fatores de riscos cardiovasculares. Isto significa que com a ingestão regular do produto pode ser a grande diferença entre um coração saudável e um coração infartado.
4 – Pele Bonita e Saudável
Você pode utilizar ele como um óleo massageador, ele é indicado para todos os tipos de pele, até mesmo para as mais secas. O óleo de coco não tem nenhum efeito colateral adverso, pelo contrário, ele ajuda prevenir o ressecamento e o descascamento cutâneos.
Ele também ajuda a prevenir varias doenças de pele, como por exemplo a dermatite, psoríase, eczema e fimose. Além disso ele tem propriedades antioxidantes e retarda o aparecimento de rugas e flacidez.
5 – Combate à Diabetes
A diabetes é um desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue. Isso ocorre quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente (diabetes do tipo 1) ou quando a insulina produzida não age do jeito que deveria nas células por conta da resistência do corpo à ação dela (diabetes do tipo 2). Com isso as células param de absorver a glicose o que acaba causando a elevação nos níveis de glicose.
O TCM, presente no óleo de coco, ajuda a equilibrar os níveis de glicose no organismo. Além disso, são capazes de entrar nas mitocôndrias, onde eles podem se transformam em energia. Com isso ele ajuda a reduzir o estresse no pâncreas durante as refeições, o que significa uma produção de insulina mais eficaz.
Portanto se os diabéticos ingerissem uma colher de sopa antes de suas refeições, isto faria com que suas flutuações de açúcar no sangue e respectivos sintomas diminuíssem de forma significativa.
6 – Combate à Candidíase.
O causador da candidíase é crescimento excessivo do fungo Cândida, que se espalha nas áreas quentes e úmidas do corpo feminino, causando infecções.
A candidíase ocorre geralmente pelo enfraquecimento do sistema imunológico ou pelo uso continuo de remédios que podem alterar a microbiota genital. Vele ressaltar que a falta de higiene e uso excessivo de roupas justas, podem contribuir para o aparecimento do fungo.
Os sintomas geralmente são: Coceira intensa na região genital, placas esbranquiçadas, vermelhidão e inchaço corrimentos com grumos (semelhante a leite talhado), desconforto ou dor no contato intimo e por fim dor ou queimação ao urinar.
O óleo de coco possui alguns ácidos, como o ácido láurico e o ácido caprílico, que combatem vários tipos de micro-organismos, como a Candida albicans, responsável pela candidíase.
7 – Sensação de Saciedade
Quando o metabolismo dos ácidos graxos no fígado absorve o óleo de coco, ele produz solventes que são capazes de reduzir o apetite. Estudos comprovam que ao ingerir TCM no café da manha faz com que as pessoas se sintam satisfeitas mais rapidamente.
Estudos também afirmam que pessoas que ingerem mais TCM possuem uma grande redução de calorias requeridas diariamente, ao contrário a pessoas que se alimentam com TCL.
8 – Ajuda na Diminuição da Gordura Abdominal
Estudos afirmam que ele é ótimo para a redução dos pneuzinhos, aqueles que se acumulam na cavidade abdominal e ao redor dos órgãos internos. Com a má alimentação e o sedentarismo, são os principais causadores deste tipo de gordura. Vale lembrar que este tipo de gorduras são muito perigosas para a saúde.
9 – Ajuda Nos Sintomas da Osteoporose.
A Osteoporose é uma doença progressiva. Em outras palavras, com o passar do tempo a capacidade de regeneração dos ossos acabam diminuindo, o que faz com eles percam densidade. Este efeito ocorre principalmente com as mulheres, por causa da diminuição do estrógeno após a menopausa.
Estudos afirmam que suplementar as refeições com óleo de coco ajuda a reverter os efeitos da deficiência de estrogênio e na perda de densidade óssea.
10 – O Óleo de Coco é um antisséptico Bucal
Por fim, você sabia que bochechar com o óleo de coco ajuda na redução de bactérias responsáveis por criar caries e placas nos dentes?
O óleo de coco tem propriedades anti-inflamatórias, e é um ótimo aliado no combate a gengivite, que é uma inflamação nas gengivas.
Como resultado você pode facilmente substituir um asséptico bucal pelo óleo natural.
Agora que você já sabe os 10 benefícios do óleo de coco, você já pode usufruir de todas as suas qualidades.
Clique aqui e veja agora mesmo alguns exercícios para queimar calorias em casa.