A celulite é a inflamação do tecido celular, causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células. Esta inflamação pode aparecer devido a diversos fatores, como por exemplo: problemas hormonais, genética, má circulação, maus hábitos e sedentarismo.
A dieta para celulite consiste em ingerir alimentos que vão auxiliar na melhora da circulação sanguínea e eliminar as toxinas do corpo e diminuir a ingestão de sal, gordura e açúcar. Para isso, a alimentação deve ser rica em água, frutas, sementes, legumes e verduras; Estes alimentos vão agir no seu organismo causando uma melhora da pele e saúde do corpo em geral.
Qual o nível da sua celulite?
Os graus de celulite são avaliados por meio da “Cellulite Severity Scale”, um método desenvolvido pelas dermatologistas brasileiras Doris Hexsel, Camile Hexsel e Taciana Dal Forno. Essa nova classificação avalia a celulite de forma mais objetiva, e já é reconhecida internacionalmente.
Essa classificação avalia as principais características clínicas da celulite, sendo elas:
- Número e profundidade de depressões
- Aspecto das áreas elevadas da celulite
- Presença de lesões elevadas
- Presença de flacidez
- Graus da antiga classificação.
Cada um dos itens acima recebe uma pontuação de zero a três. A soma total dos pontos vai mostrar se a celulite é:
- Leve (1 a 5 pontos);
- Moderada (6 a 10 pontos);
- Grave (11 a 15 pontos).
Grau 1: A celulite é quase imperceptível. Só é notada se a pele for beliscada ou contraída.
Grau 2: Surgem algumas pequenas ondulações na pele, se tornando mais aparente.
Grau 3: Além de visíveis, as irregularidades ficam doloridas se forem apertadas.
Grau 4: são os casos mais avançados. A cútis ganha um aspecto de “casca de laranja”.
Dicas para melhorar a pele
Diversos tratamentos estéticos prometem acabar com a celulite, mas sem uma rotina de hábitos saudáveis, eles serão pouco eficazes. Atividade física e alimentação são fundamentais para cuidar do problema.
Alimentos industrializados, que contém muita gordura trans, gordura saturada, sal, carboidratos refinados e açúcar, são considerados os agentes causadores da celulite. Por outro lado, alimentos ricos em fibras e vitaminas, com antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias podem ser aliados no tratamento da celulite.
Numa dieta para diminuir a celulite, alguns pontos são fundamentais:
Hidratação: Beber 1,5 a 2 litros de água por dia. Evitar as bebidas alcoólicas pois provocam constrição dos vasos sanguíneos, prejudicando a circulação;
Alimentação rica em fibras: Ingerir cereais integrais, arroz integral, legumes e verduras. Estes alimentos contém fibras que são importantes para que o intestino funcione melhor.
Detox: Consumir sucos e frutas ricas em água e nutrientes que ajudam a desintoxicar o organismo como: abacaxi, melancia e frutas cítricas. Uma ótima dica é aumentar o consumo de antioxidantes que ajudam a proteger as células e melhorar a saúde da pele, incluindo assim na alimentação: castanha-do-pará, tomate, morango, goiaba, caju, amora e framboesa, por exemplo.
Veja nossas receitas de sucos Detox em: 5 Receitas de suco detox que melhoram a saúde
Combater a inflamação: Quando há gordura acumulada é um indício que o corpo apresenta sinais de inflamação, e por isso deve-se incluir alimentos ricos em ômega 3 como sementes e óleo de linhaça e peixe. Estes tem uma ação anti-inflamatória e melhoram a saúde da pele.
Evitar o excesso de sal: É importante diminuir o consumo de sal, pois ele aumenta a retenção de líquidos, causando inchaço.
Alimentos que ajudam a combater a celulite
Alimentos sólidos
1) Alimentos integrais
Os alimentos integrais são uma ótima escolha para amenizar a celulite. Por serem ricos em fibras, eles atuam na melhora do funcionamento intestinal, o que inibe a absorção de toxinas e ainda elimina as impurezas que podem prejudicar o quadro da celulite.
2) Folhas verde-escuras
Vegetais como couve, rúcula e espinafre são ótimos para melhorar a circulação e desintoxicar o organismo. Essas verduras são antioxidantes que combatem os radicais livres e ajudam a evitar o envelhecimento precoce.
3) Oleaginosas
Nozes, castanhas e amêndoas atuam como antioxidante e evitam o surgimento da celulite e ainda contam com a presença do selênio, que é um antioxidante poderoso.
4) Maçã
Quando a maçã é ingerida se forma um gel que retarda a absorção da glicose e dificulta a absorção das gorduras. Além disso, ela ajuda a neutralizar as toxinas do organismo causadoras de celulite.
5) Salmão, sardinha e atum
Esses peixes são ricos em ômega 3 (um antioxidante) e em proteínas, ao mesmo tempo em que tem pouca gordura sendo uma ótima opção dentro de uma dieta equilibrada.
6) Abacaxi
O abacaxi é rico em bromelina, uma enzima que age como um anti-inflamatório natural, além disso também auxilia na melhor digestão dos alimentos. Vale muito a pena incluir esta fruta na rotina alimentar!
7) Banana
A banana contém potássio, que ajuda no processo de drenagem linfática, além de regular o intestino e diminuir a absorção de gorduras,
8) Frutas vermelhas
Riquíssimas em vitamina C e A, elas combatem radicais livres por serem antioxidantes, fortalecem os vasos sanguíneos e diminuem a produção de insulina. Inclua na sua alimentação frutas como: morangos, amoras e acerola.
Alimentos Líquidos
1) Chá verde
O chá verde é famoso pela sua ação antioxidante e diurética, sendo um ótimo aliado no controle da celulite. O ideal é tomar três copos por dia para que, aos poucos, a celulite seja amenizada.
2) Água de coco
Considerada um isotônico natural, a água de coco é rica em nutrientes e minerais que proporcionam a limpeza e o equilíbrio do organismo, beneficiando a saúde como um todo.