A meditação é um conjunto de técnicas de origem milenar, que estão relacionadas a uma tradição oriental. especialmente as das culturas da China e da Índia. Em virtude de todos os seus benefícios comprovados, nos dias de hoje, é o foco de centenas de estudos científicos, que visam mensurar o impacto do bem-estar, na prevenção e no tratamento de muitas doenças.
Resumindo, a meditação pode ser definida como um treino mental com o foco em desenvolver a atenção plena no momento presente trazendo maior consciência e autoconhecimento. De uma maneira simples e totalmente gratuita, essa prática pode ser incluída em em seu dia a dia, alcançando resultados em um curto período de tempo. Neste artigo, você irá conferir os motivos pelos quais a meditação para em sido muito recomendada pelos profissionais da área da saúde.
Desmistificando a meditação
Quando são procuradas informações sobre o assunto, de como a meditação surgiu, sempre são encontrados textos religiosos. Embora seja possível que mesmo os povos pré-históricos já praticassem a meditação, uma vez que esses não contavam com a escrita para registrar as suas práticas, possui o costume de atribuir a origem da meditação aos textos hindus.
Com o passar do tempo, a meditação foi bastante difundida no Oriente, sempre atrelada a questão espiritual. Apenas na segunda metade do século 20 que as técnicas começaram a ficar conhecidas no Ocidente. Na década de 70, o cardiologista e professor da Faculdade de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, Dr. Herbert Benson, realizou estudos com os seus pacientes hipertensos adaptando as técnicas de meditação tradicionais, de maneira que possa utilizá-las como coadjuvantes na promoção da saúde.
O trabalho dele foi de extrema importância para a compreensão dos benefícios oferecidos pela meditação, o que a desvinculou do caráter estritamente religioso. Certamente, não existe problema algum em buscar as técnicas meditativas como exercícios de elevação espiritual ou, como se propõe a meditação budista, de iluminação da consciência.
Por qual motivo devo meditar?
Porque a meditação, de repente, ficou tão popular assim? Os empresários, as crianças, idosos.. Pessoas dos mais diversos perfis adotaram a prática e contam sobre os seus benefícios para saúde. Como cada pessoa possui um perfil de objetos de vida únicos, não era possível imaginar o efeito da meditação seja igual em todos. Cada um com o seu próprio modo. No entanto, existe uma coisa em comum a todos os depoimentos que você pode encontrar por ai. A meditação é definida como uma coisa ajuda a melhorar diversos processos. A felicidade, sucesso, produtividade, tranquilidade. Identificado os próprios propósitos com diferentes palavras, mas todas apontam para um sentido pleno aproveitamento da vida.
Meditação vs. Felicidade
Observe: caso você seja uma pessoa que aproveita a sua felicidade na medida em que está presente no momento do acontecimento. Você é muito mais criativo ou produtivo quando está realizando um projeto.
Independente de quais maneiras a meditação dor aplicada, elas oferecem de maneira precisa, a possibilidade de uma maior integração com o momento, aumentando a percepção tanto do corpo quanto das emoções. A meditação não esvazia a mente. Ela limpa.
Benefícios que a meditação traz
Se você pensa que os benefícios da meditação não passam de fantasias, sem evidências concretas, está no momento de mudar essa opinião equivocada. Não estamos apelando para crenças, mas sim falando de comprovação científica!
Dentre os resultados positivos do hábito da meditação, conforme as informações dadas nas pesquisas empíricas realizas desde a década de 70, podem ser citadas:
• Ajuda a controlar a ansiedade;
• Ajuda na redução do estresse e de doenças decorrentes desse quadro;
• Ajuda no tratamento da hipertensão;
• Ajuda aumentando a proteção cardiovascular;
• Promove o alívio de dores crônicas;
• Atenua os sintomas de depressão e muitos outros benefícios.
Como fazer para aprender a meditação?
Você conhece o que é a meditação mindfulness? Esse termo começou a ser usada nos primeiros posts e experimentos científicos que analisavam os efeitos da meditação na saúde das pessoas. Nos últimos anos, essa técnica ganhou muito mais projeção, contando com centenas de estudos acadêmicos que validam a técnica da “atenção plena”.
Estratégias de meditação;
Inicie pelo básico; com a respiração
Tire um momento que esteja com calma, para se concentrar, totalmente, em sua atividade elementar. Fique sentado, em um lugar confortável. Pode ser em posição de Índio ou Lótus, a de sua preferência. O interessante é procurar por uma postura que te deixe com a coluna reta, pois a percepção do corpo será facilitada.
Note o ar entrar e sair de seu corpo. Fique atente nas partes de seu corpo que estão se movendo com esse fluxo. A mente pode querer se distrair. Continue persistindo, voltando a atenção para o seu organismo, músculos, suas sensações com o ar. Ou seja, regaste o foco quando ele lhe fugir.
Medite ao caminhar
Procure por um lugar que você possa caminhar sem maiores preocupações. A ideia é prestar atenção na sensações de seu corpo. Sentir seu pé tocando o chão, o ritmo dos passos.
Ative o paladar
Na maioria das vezes, conversarmos enquanto estamos comendo, vemos TV, conferimos o celular. No momento em que adotar os exercícios mindfulness em determinadas situações da refeição, terá o benefício extrema de aproveitar com mais intensidade os sabores, enriquecendo o paladar.
Experimente realizar o exército com uma fruta. Lave ela, como se estivesse descobrindo pelo toque. Perceba todas as suas características físicas, como a cor, formado, peso.. Sinta o seu aroma, quando for comer, explore todas as suas texturas. Feche os olhos e dê toda atenção a cada um dos sabores.
Faça do banho uma experiência de meditação
Veja que estamos mostrando uma série de atividades e rotina e por meio delas, convocando a quebra do modo distraído. Como o banho que está incluído em nossa rotina e permite privacidade, por que não adota-lo como um momento de treino para atenção? Preste atenção na temperatura da água quando entra em contato com a pele. Inspire cada cheio dos produtos de higiene que usar.
Agora que você já sabe mais sobre o assunto, o que está esperando para começar a colocar em prática a meditação? Mande para seus amigos e familiares para que eles possam saber mais sobre o assunto também.