‘Desafio dos 30’: vantagens e desvantagens do aplicativo de exercícios

Um mês, um desafio e uma promessa bastante tentadora: ficar em forma sem precisar se matricular em uma academia. Desde que a moda do “desafio dos 30 dias” apareceu, não demorou muito para que alguém criasse um programa focado em exercícios físicos, como o chamado 30 Day Fitness Challenge. Afinal, quem não deseja melhorar o desempenho e ficar com os músculos mais firmes em somente 30 dias praticando exercícios físicos? Tenha o conhecimento dos cuidados necessários que você precisa ter com sua pele antes, durante e após praticar os exercícios físicos.

O “desafio dos 30 dias” é uma estratégia para aqueles que desejam se exercitar e possuem pouco tempo, mas procuram por uma atividade de resultado rápido e curto prazo para realizar. Seja uma corrida, agachamento ou abdominais, os tipos de exercícios são indiciados por uma tabela e se tornam mais intenso com o passar do tempo. A ideia é que se possa realizar o desafio fora da academia e, quando o objetivo é fortalecer grupos musculares, com os exercícios que utilizam o peso do próprio corpo. O “desafio dos 30 dias” é um programa de atividades que promete resultados satisfatórios em um pequeno prazo.

Esse desafio é bastante interessante para gerar motivação na prática de novas modalidades ou para alcançar determinada meta quando se está próximo dela, isso foi o que o preparador físico Marcos Cordeiro da Fênix relatou. Ele sugere que o planejamento quando o desejo é adquirir novos hábitos de exercícios. O preparador físico explicou que as adaptações iniciais tal como o condicionamento cardiorrespiratória e resistência muscular surgem em cerca de três semanas para realizar o treinamento.

Assim como todos os planos de exercícios, esse desafio preza por pelo menos um dia de descanso na semana. Conforme as informações dadas pelo endocrinologista Pedro Assed, descansar ajuda na recuperação muscular e evita lesões, ou seja, existe um melhor aproveitamento da atividade física realizada.

Apesar de toda a praticidade do programa ele pode trazer problemas ao ser feitos sem algum tipo de acompanhamento. O preparador físico Allan Faria, da Fênix conta que o fato de um exercício ser de fácil manuseio não dispensa a orientação de um profissional de educação física registrado e totalmente capacitado para existir uma verificação de erros na postura e na execução do movimento, tendo como objetivo evitar o fim de possíveis lesões causadas por realizar os exercícios de forma incorreta.

Desistiu da academia? Veja acessórios para malhar em sua própria casa conforme o seu tipo de estilo.

No momento em que os 30 dias, surge a dúvida: o que fazer para continuar realizando as atividades físicas. O preparador físico da a dica. Após passar o mês todo, realize uma avaliação dos resultados e, a partir deles, trace uma estratégia alternativa que irá de encontro com todos os objetivos desejados. Todas as atividades físicas funcionam de acordo com a regularidade e com esse desafio não é nenhum pouco diferente.

A cada dia, marque em uma agenda ou em uma planilha o resultado de seu treino do dia. Esses resultados lhe deixará ainda mais motivado para continuar treinando, até alcançar o pote de ouro que te espera no final do arco-íris, ou melhor, no final dos 30 dias de desafios.

Há também uma necessidade de que seja realizada uma rotina regular de exercícios. Abaixo você pode encontrar 3 desafios para realizar durante esses 30 dias de treino.

Que tal dar uma chance para o Desafios do Pull Up?

Caso você tenha o desejado de aumentar o nível de seu treino esse é o exercício certo. O pull up é um exercício de grande desafio, pois consiste em se pendurar em uma barra de ferro, levantando o peso de seu próprio corpo e, ainda por cima, realizar o mesmo exercício repetidamente por diversas vezes. Esse exercício ajuda a aumentar a residência e a força muscular dos músculos da parte superior do corpo como as costas e antebraços.

Como esse exercício não é nada fácil de ser praticado, use os 30 dias para poder aperfeiçoa-lo. Assim quando chegar no final do mês, estará dominando a técnica. Também há maneiras específicas de realizá-lo, dependendo dos teus objetivos, como o aumento de força. Converse com um especialista e monte de cronograma baseado em suas metas.

Aumente os seus limites com o Desafio de Corrida

Correr é uma arte que precisa ser aperfeiçoada com o passar do tempo. Quando as pessoas são consistentes, podem ganhar ainda mais resistência e chegar, mais rápido e mais longe com o passar dos dias.

Existem diversas maneiras para encarar um desafio de corrida, o que também irá depender dos seus objetivos para percorrer por distância ainda mais longas, ou ser mais veloz para provas mais curtas. Caso você não tenha desenvolvido essa habilidade, também existem os desafios específicos que auxiliam para que se torne um craque no esporte.

Desafio do Burpee!

Caso você goste de treinar até ficar muito suado, o burpee é uma excelente escolha. E no contexto de um desafio, as dificuldades se tornam ainda maiores, mas ficam também ainda mais divertidas. Além disso, existe um prazer singular em dominar um exercício que existe muito de seu corpo.

Uma ideia bastante interessante para esse exercício é aumentar algumas repetições a cada dia, o que pode ser de grande motivação e não te deixar de maneira nenhuma se sentir entediado ou muito pouco desafiado.

Com todas essas dicas de exercícios, você já pode começar a correr atrás do projeto fitness e é sempre bom também manter hábitos saudáveis, cuidando bem de sua alimentação, pois não adianta apenas realizar exercícios físicos e continuar com uma alimentação ruim, sempre comendo comidas gordurosas e de fast foods, opte por alimentos de origem saudável.
E aí, qual desses desafios fitness vai realizar nesse mês em? Ah, e só para o caso de você estar bastante animado para começar, pode realizar mais de um desses exercícios, sem nenhuma contraindicação. Já pegou sua garrafa cheia de água? Partiu treinar!